Tecnologia assistiva

Café no Escuro é um evento para sensibilizar sobre os problemas dos deficientes visuais, finalmente reunimos estas experiências com a necessidade de aplicar tecnologias assistívas, o que comportou na criação do programa “Café no Escuro e Tecnologias Assistívas”. Trata-se de uma oficina itinerante que enfatiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Alunos de diferentes níveis de ensino vivenciam oportunidades acadêmicas de ensino e pesquisa para produção de protótipos de tecnologias assistívas e criação de material didático acessível para utilização nas oficinas do “Café no Escuro”. Jogos lúdicos para alunos deficientes visuais são também produzidos, por meio do conhecimento do sistema braille, apresentando e utilizando nas exposições o material por eles construído. A realização da oficina conta com parceiros com necessidades especiais, e desta forma se divulga o conhecimento científico para promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


domingo, 7 de agosto de 2011

Carro Kenguru visa melhorar a mobilidade

O Kenguru é um veículo projetado para as pessoas que usam cadeira de rodas. O B-4220/VZ é um carro desenhado pela empresa Hungara REHAB LTD, que tem oferecido soluções as pessoas com deficiência desde 1915.
Este mini-carro elétrico permite apenas transportar um passageiro e não possui assento. A porta de acesso é na parte traseira, que ao abrí-la, aciona automaticamente uma rampa que permite a entrada com independência do condutor.
A cadeira de rodas fica encaixada e em posição adequada para operar os comandos do carro ou joystick.
Quando a chave é colocada na ignição a rampa é recolhida automaticamente e a porta traseira fecha e trava. O veículo não inicia o seu deslocamento, enquanto a cadeira não estiver na posição correta e com a porta devidamente travada.
Esse carro por seu design enxuto e funcional facilita o acesso do condutor a calçada, contribuindo para a autonomia da pessoa e mobilidade na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário